top of page
  • Leonardo Aguirre

(Des)encanto S02 e suas referências à História


Que a série (Des)encanto é conhecida nós já sabemos não é mesmo? Mas fica um alerta, só leia esse post se você não liga para spoilers ou já assistiu a segunda temporada.


 

Com a segunda temporada, notei diversas referências à períodos históricos que vivemos, desde a idade média até a modernidade. Portanto, neste post você conhecerá alguns desses momentos.

O primeiro deles foi no episódio em que a vila dos elfos foi atacada pela água suja do banho da população do reino, nos remetendo lá para a Idade Média na questão da Peste Negra, incluindo as mesmas características que a pessoa ficava quando adoecia que eram as manchas na pele, os elfos também ficaram com manchas brancas na pele.

A segunda referência percebida foi na cena em que a princesa Tiabeanie criança estava "montada" em sua empregada e esta diz: "Não se preocupe, quando a Revolução acontecer nós a mataremos", fazendo uma clara referência à Revolução Francesa de 1789.

A terceira referência notada foi com a presença de um reino moderno, com planadores, aviões, eletricidade, entre outros itens que nos remete não só à ascensão da modernidade, como à "idade das luzes" visto que o reino em que Tiabeanie vive é um reino da Idade Média ainda, e [ALERTA DE SPOILERS SUPREMO!!!] há uma tentativa de golpe desse reino moderno contra o rei, pai de Tiabeanie.

Nesse mesmo reino, fugindo da História, notei também diversas referências à Futurama (saudades), mas esse é assunto para outra hora.

Por fim, a última referência foi na cena da fogueira, após Bean ser julgada culpada pela tentativa de homicídio de seu pai. Esta cena é uma clara referência à caça às bruxas, pois a população via os aviões, a medicina, entre outros aspectos do reino moderno, como bruxaria e como Bean queria usar essa medicina para curar seu pai, eles acreditavam que, na verdade, ela queria matá-lo.

Portanto, estas foram as referências percebidas nesta segunda temporada, se vocês notaram mais alguma, deixem seus comentários e compartilhem!!!

6 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page